Sensibilidade ao Glúten. Você tem?
- Fabio Campos (Pão do Fabão)
- 4 de out. de 2016
- 2 min de leitura
Hoje li um depoimento sobre uma pessoa que fez uma endoscopia e teve o diagnóstico indicando que não possuía nada de errado em seu estômago. Essa pessoa descobriu que, ao invés de ter a terrível doença celíaca, que provoca distúrbios intestinais em aproximadamente 1% da população à partir da ingestão de alimentos que contém glúten, vivia outro tipo de problema, a chamada "Sensibilidade ao Glúten".
Existem basicamente, à partir da ingestão de alimentos que contém glúten, 3 tipos de doenças decorrentes: A mais famosa delas, a doença celíaca e as outras duas menos conhecidas, a Alergia ao Trigo e a chamada Sensibilidade ao Glúten.

Diversos testes e exames são realizados em pessoas que possuem sintomas de dor, inchaço abdominais e fadiga, algumas vezes chegando à conclusões diferentes da doença celíaca.
O que entretanto é bastante desconhecido é que a chamada "Sensibilidade ao Glúten", não necessariamente pode ser causada pelo glúten. Na doença celíaca, uma reação do próprio corpo à presença do glúten, leva o corpo a reagir e atacar os próprios enterócitos, que são células que revestem o intestino delgado.
Ao destruir tal revestimento o próprio corpo abre "brechas" que permitem a penetração do glúten causando maior estrago por reação de tecidos do próprio intestino à tal presença indesejável...
A segunda doença citada, a "alergia ao trigo" também é uma reação do corpo pela indução causada pelo próprio glúten de certos tipos de anticorpos (IgE) que causam inflamações localizadas.
Diferentemente dessas duas doenças causadas pelo glúten, a terceira doença é cercada de dúvidas e algumas das hipóteses são lançadas como possíveis: Sensibilidade a uma família de proteínas do trigo, as ATIs, inibidoras de amilase-tripsinas, causadoras de respostas imediatas no sistema imunológico de humanos e mesmo de ratos...
Com o aumento populacional planetário e consequente aumento da produção de trigo, são usados produtos que estimulam a presença de ATIs pois estas proteínas imunizam o trigo de pragas. Talvez esteja aí uma das respostas à "sensibilidade ao glúten": O aumento da presença de ATIs na planta.
Outros carboidratos presentes no trigo, os FODMAPs, por serem não-digeríveis, podem causar retenção de água e consequente produção de gases intestinais, causando mal-estar e desconforto abdominal e mesmo dores.
São hipóteses em processo de teste e comprovação pela medicina, entretanto nos levam a pensar na possibilidade de redução do consumo do trigo ou sua substituição, não apenas devido ao glúten mas também por essas proteínas causadoras destas possíveis consequências.
Cadastre-se gratuitamente AQUI para receber mais notícias sobre Saúde, Emagrecimento, Reeducação alimentar, além das receitas e dicas de alimentação sem glúten do Pão do Fabão.
Commentaires