Uma Técnica Ótima de Armazenamento
- Fabio Campos
- 9 de set. de 2016
- 3 min de leitura
Tem gente que me pergunta sempre (e com toda razão) sobre a validade dos meus pães, do Pão do Fabão: "Quanto tempo dura a validade do teu pão?". Minha resposta, invariavelmente é: "Depende!".
Pode parecer até uma espécie de "fuga" da resposta, mas não é não! Muita gente compra pelo impulso, por achar uma cara boa na internet, nos grupos dos quais participo no Facebook, WhatsApp, enfim...
E comprar por impulso pode ser uma coisa boa, mas pode ser também uma coisa nem tão boa assim, por isso eu digo que depende.
Você pode comprar o seu pão e acabar com ele sozinha, em meia hora. Já tive casos de pessoas que me relataram que o pão não durou sequer quinze minutos ("Eu abri e o povo atacou!").
Claro que isso tudo depende. Mas tem vezes que a pessoa encomenda o pão e esquece que vai viajar, que vai ter um compromisso, e que não vai consumir o pão todo rapidinho. Daí acontecem duas coisas:
1- Ela deixa o pão sobre a mesa e literalmente esquece dele;
2- Ela guarda o pão dentro da geladeira.
Vou explicar o que acontece. Se você deixa o pão sobre a mesa você corre o risco dele azedar, dele fermentar indevidamente e aí ele pode durar, no máximo, 3 a 5 dias.

Se você guarda o pão dentro da geladeira, você garante que o pão poderá durar até 7 dias. Já tive pães que duraram 10 dias, mas recomendo sempre 7 dias.
Entretanto existe uma técnica sensacional que poderá permitir uma durabilidade realmente excelente para o seu Pão do Fabão: o Congelamento Fatiado.
É, é isso mesmo. Você vai receber o seu pão em casa como eu faço (o Pão do Fabão é entregue em toda a Zona Sul do Rio de Janeiro) e vai imediatamente (ou em até 24 horas, preferencialmente) fatiar o pão em 12 a 15 fatias.
Feito isso você deve colocá-lo dentro de um potinho de plástico ou até mesmo dentro de um saquinho plástico limpo e deixá-lo dentro do congelador! Você irá comendo as fatias que desejar, retirando quantas quiser e aquecendo em um "tostex" ou mesmo em uma frigideira.
De maneira geral, qualquer pão sem glúten que já resfriou (à temperatura ambiente mesmo) deve ser aquecido para ficar crocante, quentinho e gostoso. E será exatamente isso que você irá fazer. Aqueça-o em temperatura média (com a chama nem tão alta nem baixinha. Média.).
Você pode fazer um sanduíche de queijo colocando queijo prato "entre" duas fatias fininhas e congeladas e levar ao forninho, ao "tostex" ou a uma frigideira.
Aí é só abrir uma garrafa de vinho e degustar feliz essa gostosura!
Aposto que você vai gostar!
Clique no Link à seguir e se cadastre com seu melhor e-mail e receba mais dicas como estas que eu dou pra você que curte o Pão do Fabão.
O Pão do Fabão atualmente trabalha sob demanda e abre periodicamente inscrições para você receber toda semana, por um período de 2 a 3 meses, seu pão em casa a um preço muito acessível.
Um abraço pra você,
Fabio
ps1. Em breve vou dar dicas de recheios especialíssimos.
ps2. Ou envie um WhatsApp pra mim no meu telefone (21 - 997 997 404), mas não se esqueça de dizer que:
"Meu nome é Fulana(o) e eu quero entrar pra lista do Pão do Fabão"
É importante me dizer exatamente isso (seu nome e que quer entrar pra lista) para que eu te cadastre para receber meu material gratuito.
Comments